2015: ANO DA VIDA CONSAGRADA




O Papa Francisco anunciou em novembro de 2013, no final da 82ª Assembleia Geral da União dos Superiores Gerais, que o ano de 2015 será dedicado à Vida Consagrada. Segundo o Papa Francisco, a radicalidade é pedida a todos os cristãos, mas os religiosos são chamados a seguir o Senhor de uma forma especial, pelo que «eles são homens e mulheres que podem acordar o mundo. A vida consagrada é uma profecia».

Na sequência deste anúncio, a Congregação para os Institutos da Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, enviou uma Carta, datada do 2 de fevereiro deste ano e assinada pelo seu Prefeito, Dom João Braz de Aviz, com o tema “'Alegrai-vos', Carta Circular aos consagrados e às consagradas do Magistério do Papa Francisco”. A Carta Circular é uma espécie de coletânea das principais palavras que o Santo Padre dirigiu à Vida Consagrada.

Para além da abertura (que será a 30 de novembro de 2014 - I Domingo do Advento) e do encerramento (que será a 2 de fevereiro de 2016 - Dia do Consagrado) oficiais deste Ano, a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica propõe as seguintes iniciativas para toda a Igreja:

+ 22-24 de janeiro de 2015, durante o Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos: Congresso Ecuménico com Consagradas/os de outras Igrejas.
+ 8-11 de abril de 2015: Congresso para Formadores/as.
+ 23-26 de setembro de 2015: Congresso para jovens formandos/as da Vida Consagrada.
+ 18-21 de novembro de 2015: Congresso Internacional da Vida Monástica | Encontro para membros das Sociedades de Vida Apostólica e da Ordem das Virgens.
+ 28 de janeiro-1 de fevereiro de 2016: Simpósio Teológico sobre a Vida Consagrada.
+ E ainda: Corrente de Oração entre todos os Mosteiros da Vida Consagrada | Curso de formação online para contemplativas/os

Rezemos para que este Ano, pensado no contexto dos 50 anos do Concílio Vaticano II e dos 50 anos da publicação do decreto conciliar sobre a renovação da vida consagrada, corresponda ao «desejo de que ousadas decisões evangélicas venham a ser postuladas e se produzam frutos de renovação e de fecunda alegria».

Estrela da nova evangelização,
ajudai-nos a refulgir
com o testemunho da comunhão,
do serviço, da fé ardente e generosa,
da justiça e do amor aos pobres,
para que a alegria do Evangelho
chegue até aos confins da Terra
e nenhuma periferia fique privada da sua luz.
Mãe do Evangelho vivo,
manancial de alegria para os pequeninos,
rogai por nós.
Ámen. Aleluia!