PALAVRA FINAL DE DESPEDIDA DA IMAGEM PEREGRINA EM DORNES




Começo por dizer que em boa hora o P. João Pedro colocou esta iniciativa pastoral no nosso plano de atividades deste ano.
Agora, eis-nos chegados ao final desta visita tão ilustre de Maria, Senhora de Fátima. Ela passou em pessoa, não só pelas ruas e povoados, mas também pela vida de cada um de nós! Neste momento sentimo-nos mais perto dela e, por isso forçosamente, mais perto uns dos outros. Foi uma graça, de facto, tê-La estes dias connosco! Ela leva consigo as nossas esperanças, alegrias, e também as nossas lágrimas que, estou certo, apresentará ao seu amado Filho, Jesus.
Todo o trabalho e empenho preparatórios desta visita de nossa Senhora, quer por parte das entidades civis quer por parte das comunidades religiosas, foi realizado em jeito de gratidão à Senhora a quem tantos favores devemos! Só assim se explica tudo o que aconteceu nestes dias e a presença aqui, neste momento, de tão grande multidão.
Vós fostes incansáveis! Cada paróquia, com a sua particularidade, foi magnífica! Lembremos os belos e artísticos arranjos de flores pelas ruas, igrejas e capelas; as mensagens e cânticos dirigidos à Mãe do Céu; as crianças com os seus teatros e as pétalas de flores que, tão carinhosamente, atiravam à Senhora de Fátima; a GNR, o Clube Motar, os Bombeiros que incansavelmente acompanharam ao longo destes quatro dias a Senhora, dignificando a sua passagem pelo Concelho de Ferreira do Zêzere; as autoridades autárquicas, Câmara e Juntas de freguesia, que fizeram questão de acompanhar a Imagem Peregrina em todos os momentos mais significativos desta visita, e colaborar com todos os apoios solicitados; muitos particulares que engalanaram as suas casas e de muitos modos honraram Maria… Por tudo isto nós, vossos párocos, queremos dizer o nosso obrigado sentido, pela forma como todos se empenharam desde a primeira hora para o bom êxito desta visita tão ilustre.
Uma palavra amiga ao padre Jesuíta Alberto Sousa, que nos enriqueceu com as suas catequeses.
E, como no evangelho os últimos são os primeiros, um obrigado muito especial ao Sr. D. Serafim, Bispo Emérito de Leiria Fátima, por ter aceite vir presidir à missa de encerramento da Visita da Imagem Peregrina.
Para aqueles que referi e para os que ficaram no anonimato, que nossa senhora a todos recompense com os dons de Deus.

P. Pedro Luís