DIA DA IGREJA DIOCESANA





No próximo dia 31 de maio, a Diocese de Coimbra irá celebrar o Dia da Igreja Diocesana, para o qual o Sr. Bispo nos convoca a todos, que decorrerá na Praça Heróis do Ultramar, em Coimbra.
As atividades iniciam-se logo pela manhã com a realização de diversos workshops em diversos espaços e salas das escolas que rodeiam a Praça. Às 14h30 inicia-se um tempo de festa onde haverá lugar para danças, canto, música, teatro com a participação de crianças, jovens e adultos. O ponto alto do Dia da Igreja Diocesana será a celebração eucarística presidida pelo nosso bispo, D. Virgílio Antunes, às 17h00, na Praça Heróis do Ultramar com um grupo coral constituído por mais de 300 vozes de toda a diocese.
O programa, tal como está organizado, permite a experiência da beleza da comunhão eclesial e do aprofundamento do sentido de pertença à Igreja Diocesana, e a existência de espaços para todas as idades:
Dos 0 aos 6 anos: haverá gente para guardar e dinamizar as crianças. Por isso, os pais podem ir descansados, já há quem lhes tome conta delas.
Dos 6 aos 10, irão para as salas da Academia de música do Dolce Vita e haverá jogos com eles.
Os adolescentes terão o seu programa animado pelo Secretariado da Catequese e pelo CNE.
Os jovens, que começarão já na véspera, terão também programa próprio da parte da manhã, acompanhados pelo Secretariado da Juventude e Pastoral Universitária.
Cada Movimento estará também com workshops, e alguns com tendas de apresentação na Praça, nas escolas secundárias circundantes e no Dolce Vita.
Que cada paróquia possa levar a bandeira ou outro distintivo. O mesmo se diga das associações ou confrarias.
Os centros sociais também foram convidados a participar. E terão prioridade na ocupação das cadeiras. Só haverá cerca de 1600 cadeiras na Praça. Por isso, as pessoas poderão levar o seu pequeno banco, que habitualmente levam consigo quando vão para estes encontros.
Quanto ao almoço, as pessoas farão como preferirem. Ou levam-no de casa, como a maioria irá certamente fazer, ou não lhes faltarão espaços para o adquirir no Dolce Vita. O Restaurante do União de Coimbra, ao lado da Praça, leva mais de 200 pessoas e faz refeições de 6 euros, desde que sejam reservadas, e ainda podem ser negociados os preços.


MENSAGEM DO SR BISPO

A nossa Diocese celebra a sua grande festa, em Coimbra, no dia 31 de maio, Solenidade da Santíssima Trindade.
Ao chegar ao fim um ano pastoral em que tra­balhamos para formar comunidades de discípulos, temos fortes razões para dar graças a Deus pelos caminhos que andámos. As notícias felizes acerca do esforço feito e dos novos dinamismos imple­mentados não podem ficar silenciadas e motivam um grande cântico de louvor ao Senhor que nos inspira e nos fortalece para a ação.
Espalhados pelas diversas paróquias e comuni­dades, sentimos que somos a mesma Diocese de Coimbra, enriquecida pela abundância dos dons de Deus. Faz-nos bem sentir a Igreja congregada para celebrar a sua fé e testemunhar a sua esper­ança no Senhor. O Dia da Igreja Diocesana consti­tui um momento privilegiado para fazermos a mais expressiva experiência de Povo de Deus, reunido à volta de Jesus Cristo e do sinal visível da sua solicitude para com todos, na pessoa do bispo, seu enviado.
Queremos viver a alegria da fé cristã e publica­mente dar um sinal da comunhão que nos une a Deus e aos outros. No meio da cidade dos homens, frequentemente tão alheia ao pequeno rebanho, que é o Povo de Deus, seremos testemunhas de Jesus Cristo, Único Salvador, e da Igreja, Mãe de braços abertos para acolher todos os filhos.
Convido os sacerdotes, diáconos, consagrados e leigos, das paróquias e dos movimentos eclesiais, a organizarem a sua vida para que façamos jun­tos a festa, conscientes de que o grande desafio de Deus consiste em sermos Igreja Diocesana em comunhão. Agradeço aos sacerdotes e outros re­sponsáveis que sejam intermediários entusiastas deste convite aos cristãos das suas comunidades.
De todo o coração imploro a bênção de Deus e a proteção de Nossa Senhora para a nossa festa do Dia da Igreja Diocesana. Na esperança do feliz en­contro, um abraço do vosso bispo.

+Virgílio


PROGRAMA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES (6-14 ANOS)

Ao Corpo Nacional de Escutas e ao Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese cabe organizar a participação dos mais novos, nomeadamente, as crianças e adolescentes que constituem as 1ª e 2ª secções dos Escuteiros (lobitos e exploradores/moços) e as catequeses do 1º ao 8º anos.
Para os lobitos e crianças do 1º ao 4º anos da catequese (6-10 anos) haverá atividades e jogos nas salas da Academia de Música do Dolce Vita.
Para os exploradores/moços e adolescentes do 5º ao 8º anos da catequese (11-14 anos), estão a organizar-se atividades e jogos a desenvolver no espaço da Escola Secundária Avelar Brotero.
A fim de melhor se organizar as atividades, pede-se que se façam chegar as inscrições das patrulhas dos agrupamentos de escuteiros e dos grupos das catequeses preenchendo a ficha que segue em anexo ou enviando os dados solicitados até ao dia 25 de Maio para os e-mails p-ferrao@sapo.pt ; secretaria@sdec-coimbra.com ; drem@coimbra.cne-escutismo.pt ou então por carta para o SDEC, Centro Pastoral – Seminário Maior, Rua Vandelli, 3004-547 COIMBRA.


PROGRAMA PARA JOVENS (COM MAIS DE 15 ANOS - INCLUSIVE)

A equipa SDPJ, Movimento Shalom, Movimento CNE (IIIª e IVª secção), grupo João Paulo II e Movimento dos Convívios Fraternos ficaram responsáveis pela preparação do Dia Igreja Diocesana para os jovens.
O que se propõe é a realização de uma caminhada noturna pela cidade, onde a alegria, animação, desafios, oração, partilha, sorrisos e muitas surpresas não irão faltar!  Não podes perder! O programa será o seguinte:

Dia 30/05/2015
18h00 Acolhimento (Pavilhão União de Coimbra)
20h30 Saída do pavilhão para o inicio da caminhada (Praça D. Dinis)
01h00 fim da caminhada na Praça Heróis Ultramar

Dia 31/05/2015
09h30 Acolhimento dos jovens que se inscreveram só para o dia de Domingo (pavilhão União de Coimbra)
10h00 Oração no recinto do Encontro do Dia Igreja Diocesana
10h30 Workshop (pavilhão União de Coimbra)
12h30 Oração do Angelus (recinto)
13h00 Almoço
14h30 Festa
17h00: Eucaristia

A inscrição neste encontro é gratuita, garantimos alojamento, sendo apenas necessário material para pernoitar (saco-cama e carimate), jantar de sábado, pequeno-almoço e almoço para o dia de domingo. Devem​ levar t-shirt branca e sapatilhas para a caminhada de sábado.
As inscrições estão abertas até ao dia 25 de Maio. Estas e outras informações devem seguir para o e-mail: susana@sdpjcoimbra.net. Outras informações em: http://www.diadiocesano-coimbra.pt/, www.sdpjcoimbra.net ou 913918809.


INFORMAÇÕES VÁRIAS

- O recinto do Encontro situa-se entre o Centro Comercial Dolce Vita (Estádio Municipal) e o Liceu D. Maria
- O trânsito em frente ao Liceu D. Maria apenas será permitido aos autocarros, no início e no final do Encontro; depois de deixarem as pessoas, deverão procurar estacionamento nas imediações (possibilidades: no Calhabé, em frente ao Estádio; no Vale das Flores, junto aos Bombeiros; na marginal do Mondego, até à Quinta da Portela)
- Os carros ligeiros deverão estacionar nas imediações; o acesso ao recinto será permitido no caso de transporte de idosos.
- Haverá, junto aos balcões de acolhimento, espaço vigiado para guarda de sacos e pertences.
- À chegada, os adultos serão convidados a escolher um dos workshops, recebendo indicações sobre o local onde acontecerá.
- O local para o almoço será todo o relvado do recinto.
- Haverá no recinto, durante todo o dia, uma Tenda da Reconciliação (confissões) e uma Tenda da Adoração (com o Santíssimo).
- Haverá serviço de bar, com balcões de comes e bebes, de gelados e de café.
- As paróquias, irmandades, agrupamentos de escuteiros, movimentos, deverão levar para o encontro a sua bandeira ou estandarte.
- Como atenção aos diferentes grupos que virão a este encontro, a manhã estará dividida em faixas etárias, com acompanhamento permanente, numa grande “Praça do Discípulo”: Espaço Infantil, com Espaço Sub 11 (6-10 anos) e Espaço 11-14; Espaço 15+ (Jovens); Espaço Famílias e Seniores.


ORAÇÃO PARA O DIA DA IGREJA DIOCESANA

Senhor, nosso Deus,
nós vos louvamos e bendizemos
pela nossa Igreja Diocesana de Coimbra,
chamada a ser comunidade de discípulos.
Nós vos damos graças pela fé que nos anima,
pela esperança que nos faz caminhar
e pelo amor que nos une.
Confiantes na vossa proteção,
vos pedimos, que o Dia da Igreja Diocesana
nos dê a graça de um novo ardor missionário
e nos leve a anunciar fielmente
a boa nova do amor e da vida.
Por interceção de Santa Maria de Coimbra,
vos pedimos o dom da unidade e da comunhão,
para que a alegria do Evangelho
brilhe mais nesta Igreja, que é toda Vossa.

Àmen.